Valdemar Costa Neto diz que Eduardo “vai ajudar a matar o pai” se insistir em candidatura contra Jair Bolsonaro
Presidente do PL sugere que uma candidatura própria de Eduardo em 2026 enfraqueceria Jair Bolsonaro e afetaria sua saúde

Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, afirmou nesta sexta-feira (19/09/2025) que o deputado Eduardo Bolsonaro “vai ajudar a matar o pai de vez” caso ele insista em ser candidato presidencial em 2026 contra a vontade de Jair Bolsonaro. A declaração foi feita em entrevista à Folha de S.Paulo, segundo a qual Valdemar acredita que Eduardo não desobedecerá o patriarca por lealdade pessoal.
Valdemar afirmou que o PL quer Jair Bolsonaro “livre” e apto para voltar a concorrer — uma postura que leva o partido a pressionar em torno da anistia e da justiça para quem o partido considera perseguido. Ele indicou que, caso Bolsonaro não possa disputar, há outros nomes na disputa interna, mas descartou que Eduardo vá romper com o pai.
Além disso, ele avaliou que Eduardo deveria obedecer a decisão de Jair Bolsonaro, para não agravar sua saúde, em função da pressão política e das incertezas judiciais. Segundo Valdemar, o ex-presidente é “imprevisível” e pode indicar no futuro nomes como Tarcísio de Freitas ou outros aliados, mas Eduardo “não deve brigar com o pai”.
Fontes:
Diário do Centro do Mundo — “Eduardo Bolsonaro ‘vai ajudar a matar o pai’ se insistir em candidatura, diz Valdemar”
Metrópoles — “Valdemar: Eduardo candidato ao Planalto ‘mataria de vez’ Bolsonaro”
Política Livre — “Eduardo vai ajudar a matar o pai se lançar candidatura contra vontade de Bolsonaro, diz Valdemar”