Kaja Kallas critica ultimato de 50 dias imposto por Trump à Rússia, alertando para aumento no risco de vítimas civis

Nesta segunda-feira, 14 de julho de 2025, a chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, qualificou como “muito longo” o ultimato de 50 dias imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à Rússia antes da aplicação de sanções por causa da guerra na Ucrânia. Embora tenha saudado a postura mais dura de Washington, Kallas afirmou que o prazo coloca em risco civis inocentes que continuam sendo vítimas diárias do conflito.

Trump anunciou que, caso não ocorra um acordo de paz dentro desse período, imporá uma tarifa de 100 % sobre produtos russos. O presidente americano reforçou seu descontentamento com Moscou durante encontro na Casa Branca, ao lado do secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e indicou que as tarifas poderiam ser ainda mais amplas, classificadas como “secundárias” por atingirem quem comercializa com a Rússia.

A resposta europeia incluiu reações críticas não apenas ao prazo estendido, mas também à simultânea imposição de novas tarifas de 30 % sobre a União Europeia e o México no último fim de semana. Bruxelas anunciou que, nos próximos 20 dias, seguirá negociando com Washington para evitar um aumento nos níveis de barreiras comerciais.

VEJA MAIS
Janones denuncia agressão física e importunação sexual por deputados do PL
Mauro Cid presta novo depoimento ao STF em investigação sobre tentativa de golpe

Compartilhe:

1 comentário em “UE considera ‘muito longo’ prazo de 50 dias de Trump à Rússia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.