Declaração é vista como indício de que Trump estaria rompendo laços com Eduardo Bolsonaro

Em discurso a jornalistas durante seu retorno da Cúpula da Paz do Oriente Médio, a bordo do Air Force One, Donald Trump disparou uma frase carregada de simbolismo: “Eu me dou bem com os durões, não com os fracos.” A declaração aparece como uma espécie de despedida pública a Eduardo Bolsonaro, segundo coluna do DCM.

Trump aproveitou para falar de suas relações com líderes globais, mencionando, por exemplo, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, destacando que costuma ser chamado para intermediar conflitos, e que nunca falhou nessas ocasiões.

Na mesma fala, ele também comentou sobre o cessar-fogo em Gaza, defendendo que o momento agora é de reconstrução e que as disputas territoriais (um estado ou dois estados) “ficam para depois”.

Segundo o texto, o movimento marca uma guinada política: Eduardo Bolsonaro vinha tentando operar nos bastidores dos EUA para mobilizar sanções contra líderes e ministros brasileiros, mas parece ver seu protagonismo perder espaço diante do novo alinhamento diplomático entre Trump e Lula.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.