Trump ataca STF e defende Bolsonaro: “Este julgamento deve terminar imediatamente”, diz carta da Casa Branca
Trump acusa o Brasil de viver “regime ridículo de censura” e pressiona para que o julgamento de Bolsonaro seja suspenso

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma carta ao ex-mandatário Jair Bolsonaro, datada de 17 de julho, onde critica veementemente o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro. Trump qualificou o sistema judiciário brasileiro como “injusto” e acusou o Brasil de viver sob um “regime ridículo de censura” — além de pedir que o processo judicial contra Bolsonaro seja encerrado imediatamente. A carta foi divulgada publicamente por Eduardo Bolsonaro nesta segunda-feira (18).
No documento enviado em papel timbrado da Casa Branca, Trump afirma: “Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo de um sistema injusto… Este julgamento deve terminar imediatamente!” Ele elogia Bolsonaro como “líder respeitado e forte”, e expressa preocupação com os “ataques à liberdade de expressão” no Brasil e nos EUA.
Essa é apenas mais uma etapa da escalada autoritária promovida por Trump: ele já havia anunciado um tarifão de 50% sobre produtos brasileiros, alegando represália ao que chama de “perseguição política” contra Bolsonaro — uma clara tentativa de interferência diplomática e econômica.
Reação brasileira: firme compromisso com a constituição
O presidente Lula respondeu publicamente: isso é chantagem inaceitável e ameaça à independência da Justiça brasileira. Ele reafirmou o respeito ao estado de direito, contraditório e ampla defesa, condenando a tentativa de interferência externa como grave atentado à soberania nacional. CNN Brasil
Além disso, o Brasil acionou mecanismos diplomáticos e legais:
- Convocou o encarregado de negócios dos EUA no Brasil.
- Reforçou contato com a Organização Mundial do Comércio (OMC).
- Aprovou e sinalizou aplicação da Lei da Reciprocidade Comercial, como resposta proporcional ao tarifão de Trump.
