Já com maioria formada para condenação, o STF retorna ao caso que pode decretar cinco anos de prisão e tirar o mandato da deputada; enquanto isso, justiça italiana marca nova audiência de extradição.

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (11 de agosto de 2025) o julgamento virtual da deputada federal Carla Zambelli (PL‑SP) por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. A Corte já tem maioria formada a favor da condenação, com seis votos — relator Gilmar Mendes e os ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin — favoráveis à penalidade de 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, além da cassação do mandato parlamentar.

O julgamento estava suspenso desde março após pedido de vista do ministro Nunes Marques, sendo devolvido à Corte agora com encaminhamento para continuidade das votações.

Paralelamente a esse processo, Zambelli já carrega outra condenação no STF: foi sentenciada a 10 anos de prisão, além de multa, por invadir o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. Após a decisão, ela se refugiou na Itália, onde foi presa em Roma no dia 29 de julho, mantida detida enquanto aguarda extradição — que ainda não teve prazo definido.

Compartilhe:

13 comentários sobre “STF retoma julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.