“Um verdadeiro cristão não apoia Lula”, afirma Silas Malafaia em vídeo polêmico
Líder evangélico reposta crítica midiática logo após encontro de Lula com Messias e setores religiosos; discurso retoma tom ideológico

O pastor Silas Malafaia difundiu em suas redes sociais nesta sexta-feira (17) um vídeo afirmando que “um verdadeiro cristão não apoia Lula”. A declaração ganhou repercussão logo após a divulgação da imagem do encontro entre o presidente Lula, o advogado-geral da União Jorge Messias e líderes evangélicos.
Malafaia não cita nomes diretamente, mas associa a crítica ao contexto político e ideológico. Ele argumenta que o apoio político deve ser orientado por “princípios, crenças, valores e caráter” e não por pragmatismo partidário.
Ele recorda que chegou a apoiar Lula no passado, em 2002, “quando não havia denúncias de corrupção”, mas diz que abandonou esse apoio ao entender que seu posicionamento ideológico mais recente conflita com valores que ele considera cristãos.
A fala de Malafaia ocorre em meio a tentativas de reaproximação do governo com a base evangélica, e em disputas simbólicas por influência junto às lideranças religiosas.