Senador diz nos EUA que Bolsonaro é desculpa para tarifas; Brics é o que preocupa Trump
Parlamentar brasileiro afirma que ex-presidente funciona como justificativa, enquanto real incômodo para os EUA é o alinhamento do Brasil ao Brics

O senador Carlos Viana (Podemos-MG), em missão oficial nos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (30) que a defesa da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro foi apenas uma “desculpa” utilizada pelo presidente Donald Trump para justificar a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, o real incômodo para Washington seria a participação ativa do Brasil no Brics, grupo geopolítico que desafia a influência americana.
Viana relembrou que os Estados Unidos enxergam o Brasil como porta-voz do bloco dos emergentes, com influência crescente que incomoda o governo Trump e suas elites econômicas. A menção a Bolsonaro, portanto, teria servido apenas como meio para legitimar publicamente as sanções.
A comitiva de oito senadores brasileiros tem se reunido com parlamentares do Congresso dos EUA, lideranças empresariais e integrantes da comunidade diplomática para tentar sensibilizar o governo americano sobre o impacto bilateral do tarifaço. O objetivo é demonstrar que a sobretaxa terá efeito de “perde-perde”, afetando tanto a economia brasileira quanto os próprios compradores e empresas dos EUA.
Além disso, Viana revelou que estrategistas do Partido Republicano admitem que, internamente, tratam as decisões do Brasil no âmbito do Brics como uma ameaça, mais relevante até do que as questões envolvendo Bolsonaro.