Projeto será apresentado na reunião de líderes na próxima terça, enquanto o STF inicia julgamento que pode condenar o ex-presidente por tentativa de golpe

Brasília, 29 de agosto de 2025 – A bancada do Partido Liberal (PL) prepara uma ofensiva política para acelerar a tramitação do projeto de anistia para investigados e condenados por atos golpistas, justamente na semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) começará a julgar Jair Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe de Estado. A proposta será levada à reunião de líderes partidários agendada para terça-feira (2 de setembro).

O movimento é liderado por Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, que pretende apresentar a anistia como prioridade legislativa — superando inclusive outras pautas como a PEC da Blindagem e alterações no foro privilegiado, agora pressionadas pela repercussão negativa.

O objetivo declarado é forçar um posicionamento público de outras siglas no Congresso, levando o tema à discussão de forma mais ampla. A bancada do PL quer transformar a reunião de líderes em palco central da disputa sobre o futuro político dos envolvidos no episódio.

A estratégia ocorre em paralelo à abertura do julgamento do “núcleo 1”, que avalia os réus pela trama golpista e inclui o ex-presidente Bolsonaro.

Contexto Ampliado

  • A proposta de anistia já foi impulsionada anteriormente pelo PL, mas enfrenta resistências, inclusive dentro do próprio Legislativo.
  • O julgamento em curso pode resultar em condenações que agravariam o clima político. A anistia é vista como uma manobra para blindar eventuais aliados e influenciar o desfecho político.
  • Além disso, parlamentares como Eduardo Bolsonaro, mesmo em missão nos EUA, já reforçaram a defesa de anistia como “reparação” e passo necessário para retomar negociações com parceiros comerciais.
Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.