Durante encontro com influenciadores, ministro alerta que maioria da população não entende as decisões do Supremo e defende aproximação digital

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou nesta quinta‑feira, 14 de agosto de 2025, que a Corte precisa “aprender a se comunicar melhor”, sobretudo por meio das redes sociais. A declaração ocorreu durante encontro com 26 influenciadores digitais na sede do STF, num evento intitulado “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, promovido pela gestão do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.

Moraes reconheceu o abismo entre o Judiciário e a sociedade: segundo ele, “80% das pessoas dormem enquanto a gente vota. Das 20% que ficam acordadas, 10% não entendem, e as outras 10% não concordam.” Por isso, destacou, o STF precisa se aproximar da sociedade, usando redes sociais para tornar suas decisões mais acessíveis e compreensíveis.

Durante o diálogo com os influenciadores, o ministro ainda trouxe à tona o debate em torno de decisões monocráticas e questionamentos sobre suposta rapidez em julgamentos, como o do ex‑presidente Jair Bolsonaro em comparação com o processo de fraudes no INSS. Moraes destacou que decisões importantes passam sempre por referendo colegiado, e que o ritmo do julgamento do ex-presidente se explica pela situação de réu preso, além da não suspensão dos prazos judiciais em recessos.

Ele também disse, em tom bem-humorado: “Eu não sou o relator de tudo no mundo. Gostaria até de ser, mas não sou.”

Compartilhe:

13 comentários sobre “Moraes diz que STF precisa aprender a se comunicar melhor nas redes sociais

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.