Itália acelera retorno da parlamentar condenada ao Brasil

O Ministério Público da Itália emitiu nesta quarta-feira parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), atualmente detida em Roma.

Zambelli cumpre prisão cautelar no país europeu desde 29 de julho diante da determinação da Justiça italiana, que considerou haver risco elevado de fuga. No Brasil, ela já acumula duas condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF): uma de 10 anos por invasão de sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica; outra por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com arma.

A Advocacia‑Geral da União (AGU) confirmou que o Brasil recebeu o parecer italiano e agora aguarda que a Justiça da Itália autorize formalmente o envio da parlamentar ao país para cumprimento de sua pena.

Para movimentos de justiça social e responsabilização das elites vassalocratas, essa é uma vitória simbólica e concreta. Zambelli representa um polo ativo da extrema-direita colaboracionista com narrativas golpistas — e a extradição mostra que nem mesmo cidadania italiana ou fuga internacional garantem impunidade.

O próximo passo será o trâmite na justiça italiana para a decisão final sobre a detenção e envio. Até que a extradição seja efetivada, Zambelli permanece em prisão preventiva.

Fonte: Veja; CNN Brasil; Exame.

Compartilhe:

1 comentário em “Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli

  1. Como ela acabou de compreender, não é intocável, nem na Itália. País que, ao que parece, não a considera uma italiana de fato, mesmo que tenha um papel afirmando o contrário. Também descobriu que seu nível de cognição não está em um patamar que lhe garanta as melhores decisões, oportunidades ou salvo conduto. Que uma cadeia no primeiro mundo pode ser tão dura quanto uma brasileira, até pior. Que sua condição de deputada ou de ex, aqui no Brasil, lhe garante melhores condições de detenta. Que seu advogado(a) não é tão competente como imaginava. Que seus seguidores não possuem tanto dinheiro assim para mandar um punhado de pix. Ou que ser famosa (nem tanto assim) lhe daria forças para enfrentar a justiça. Quanto aprendizado deputada!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.