Enquanto 51,2% repudiam o perdão geral, 46,9% ainda defendem relaxar punições a quem tentou demolir a democracia.

Brasília, 14 de agosto de 2025 — Em sinal claro de rejeição à impunidade golpista, a maioria da população brasileira se posiciona contra a concessão de anistia ampla, geral e irrestrita aos envolvidos nos atos violentos de 8 de janeiro de 2023. A pesquisa Atlas/Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira e repercutida pela CNN Brasil, mostra que 51,2 % dos entrevistados são contrários à anistia, contra 46,9 % que a apoiam, enquanto 1,9 % estão em dúvida.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 6 de agosto com 2.447 pessoas, por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), com margem de erro de cerca de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95 %.

Em relação à rodada anterior, realizada em março, houve aumento de 0,8 ponto percentual na rejeição ao perdão aos golpistas, enquanto o apoio caiu levemente em 0,9 ponto.

Contexto e repercussão

O resultado demonstra que a maior parte da população não está disposta a virar a página para os que tentaram fechar o Congresso, o Planalto e o STF, mesmo com alegações de “pacificação”. É um alerta claro de que blinda quem atacou o Estado Democrático de Direito é caminho antipopular.

Em paralelo, também se destaca outra pesquisa do Atlas/Bloomberg revelando que 52,1 % dos brasileiros discordam das condenações impostas pelo STF, que chegam a ultrapassar 15 anos de prisão para alguns réus do 8 de janeiro — sinal de tensão entre justiça rigorosa e desejo de punição.

Compartilhe:

13 comentários sobre “Pesquisa Atlas/Bloomberg: maioria dos brasileiros rejeita anistia ampla aos golpistas do 8 de janeiro

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.