Maioria dos brasileiros reprova atuação do Congresso, revela pesquisa
51% da população mostram insatisfação com a inação dos parlamentares

A mais recente pesquisa Genial/Quaest aponta que 51% dos brasileiros reprova atuação do Congresso Nacional, enquanto apenas 42% aprovam — os demais não souberam ou não responderam instagram.com+4iclnoticias.com.br+4iclnoticias.com.br+4.
O levantamento, feito entre 10 e 14 de julho com 2.004 pessoas em todas as regiões, tem margem de erro de dois pontos percentuais iclnoticias.com.br. Entre os mais escolarizados e eleitores de direita, a rejeição é ainda mais intensa, refletindo um sentimento crescente de distanciamento em relação às práticas políticas tradicionais.
O descontentamento também se reflete fragmentado: 49% dos evangélicos rejeitam o Congresso, enquanto sua aprovação é mais alta entre os católicos (45% a 42%) iclnoticias.com.br. Na linha da escolaridade, 59% com ensino superior reprovam os parlamentares, em contraste com 43% de aprovação entre os menos escolarizados iclnoticias.com.br. Regionalmente, a desaprovação predomina no Sudeste (54%) e permanece majoritária no Centro-Oeste e Norte (47%), enquanto o Nordeste apresenta equilíbrio (50% desaprovam e 46% aprovam) x.com+2iclnoticias.com.br+2instagram.com+2.
Esse baixo nível de confiança no Congresso Nacional é um sintoma claro da insatisfação popular com a falta de representatividade, a lentidão na agenda social e a dependência de acordos fisiológicos e interesses corporativos. A rejeição, especialmente entre mais escolarizados ou politizados, revela que a sociedade apreende a urgência de mudança estrutural.
A crise de legitimidade do Legislativo expõe o vácuo deixado pelo distanciamento entre lideranças políticas e demandas profundas, como reforma tributária progressiva e o combate à desigualdade.