Lula diz que Trump foi “induzido a uma mentira” e pede que ouça “a verdade sobre o Brasil”
Presidente confronta retórica de Trump sobre STF e Bolsonaro, defende soberania nacional e reafirma disposição ao diálogo com os EUA — mas não a chantagens.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump sobre produtos brasileiros, afirmando que o ex-presidente americano foi “induzido a acreditar numa mentira” sobre o processo judicial contra Jair Bolsonaro, e pediu que ele escute a verdade sobre o Brasil. A declaração ocorreu durante um evento em Osasco (SP), onde o governo anunciou investimentos de R$ 4,67 bilhões em infraestrutura nas periferias paulistas.
Lula foi taxativo:
“O Trump foi induzido a acreditar em uma mentira de que o Bolsonaro está sendo perseguido. Ele não está sendo perseguido, está sendo julgado, com todo o direito de defesa.”.
Ele também garantiu estar disponível para explicar a situação pessoalmente a Trump, ressaltando que o problema é da Justiça brasileira, e não uma suposta perseguição política:
“Trump, no dia em que você quiser conversar, o Brasil estará preparado para mostrar o quanto você foi enganado…”.
Lula acusou ainda que pedir tarifas ou sanções externas contra o Brasil é uma traição histórica comparável ao apoio de Silvério dos Reis na Inconfidência Mineira:
“Estão na porta do presidente dos EUA pedindo intervenção no Brasil. Isso é traição. Que patriota é esse?” .