Eduardo Bolsonaro anuncia plano para “tirar Moraes do STF” em vídeo
Deputado diz que visa remover o ministro com esforço pessoal, afirma disposição para “se sacrificar”

Em vídeo divulgado neste domingo (20 de julho de 2025), o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, declarou explicitamente seu objetivo: “tirar Aleksandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal”./
Na live, Eduardo lê uma carta na qual acusa Moraes de agir como um “ditador” e “gangster de toga”, afirmando que o ministro “não é digno de estar no topo do Poder Judiciário”. Ele reforça a ousadia do plano ao dizer: “estou disposto a me sacrificar para levar esta ação adiante”.
O vídeo também contém ameaças indiretas à Polícia Federal, incluindo menções ao delegado Fábio Alvarez Shor, responsável pelas investigações ligadas à família Bolsonaro. Eduardo desafia: “vai lá, coleguinha da PF… Se eu ficar sabendo quem é você… ah, eu vou me mexer aqui”.
Ele chega a sugerir que a investigação contra ele e seu pai teria respaldo internacional: “Coloca o Trump junto na investigação… manda a Interpol vir pegar a gente. Sabe por que você não vai fazer isso, Alexandre? Porque você já tomou um sabão da Interpol… quando tentou extraditar Allan dos Santos”.
Esse posicionamento faz parte do surto de escalada retórica do clã Bolsonaro. Eduardo está atualmente nos Estados Unidos, onde se licenciou do mandato e intensificou sua articulação junto a conservadores americanos.
A declaração marca uma investida frontal contra o Judiciário brasileiro e pode intensificar a tensão entre os poderes. O STF, além das investigações em curso, monitora ameaças e agressões verbais contra seus ministros, sobretudo no âmbito do Inquérito das Fake News.