Eduardo Bolsonaro acusa Tarcísio e Ratinho Jr. de trair legado bolsonarista ao negociaram com EUA sobre tarifaço
Deputado federal critica governadores por discutirem tarifas de Trump sem incluírem anistia ao pai ou defesa dos “presos políticos”.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL‑SP) voltou à ativa nas redes sociais para lançar farpas contra os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD‑PR). Segundo Eduardo, ambos “se mostram preocupados com a Tarifa‑Moraes” — referência às tarifas de até 50% impostas por Donald Trump — mas ignoram completamente a anistia a Bolsonaro e aliados perseguidos judicialmente.
Durante o evento Expert XP, Tarcísio afirmou já estar conversando com empresários e políticos americanos com o objetivo de “sensibilizar” Trump sobre as tarifas impostas ao Brasil. Ratinho Jr., por sua vez, declarou que “Bolsonaro não é mais importante do que a relação comercial entre Brasil e EUA”. Eduardo detonou os posicionamentos numa publicação no X afirmando:
“Desconfie de quem se preocupa com a tarifa‑Moraes e não fala dos presos políticos ou crise institucional”.
Ele postou um vídeo editado com falas dos governadores e imagens da carta com a assinatura de Trump citando Bolsonaro, complementando:
“Ignorar estes fatos não vai solucionar o problema, vai apenas prolongá-lo ao custo do sofrimento de vários brasileiros.”.
É mais um capítulo da guerra interna no campo bolsonarista. Eduardo critica o que chama de “silêncio conveniente” dos governadores que defendem o diálogo com os EUA sem pautar a anistia ampla aos que considera perseguidos políticos — postura que ele avalia como traição à causa do ex-presidente.