Chanceler anuncia que governo Lula encaminhará resposta formal sobre questionamentos americanos ao sistema PIX e tarifas até 18 de agosto.

O governo brasileiro está às vésperas de dar uma resposta oficial e contundente aos Estados Unidos sobre o sistema de pagamentos PIX e possíveis tarifas protecionistas impostas aos produtos brasileiros. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante encontro do chamado “Conselhão” nesta terça-feira (5). O Itamaraty coordena a resposta, com articulação entre diferentes ministérios para apresentação até 18 de agosto.

A resposta do Brasil engloba a agenda da seção 301 da investigação comercial americana, que avalia se o PIX viola regras de comércio internacional — e se pode justificar medidas retaliatórias ou tarifas de até 50%. A expectativa é que o país proponha reivindicações formais à OMC, fortalecendo sua defesa diplomática.

O tom da resposta será firme, segundo o chanceler. A estratégia do governo Lula é clara: não se dobrar diante de chantagens econômicas que ferem a soberania nacional e tentam segurar o Brasil dentro da velha lógica de dependência.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.