Com tom mais realista, ex‑presidente promete encarar processo por tentativa de golpe, critica PGR e condiciona diplomacia internacional

O ex‑presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (17.jul.2025) que vai encarar o julgamento no Supremo Tribunal Federal, sob acusação de participação em plano golpista. “Vou enfrentar o julgamento, não tem outra alternativa”, afirmou ele durante breve declaração ao deixar o gabinete do filho Flávio no Senado.

Bolsonaro manifestou-se duramente contra o relatório final da Procuradoria‑Geral da República, apresentado por Paulo Gonet. Ele declarou que o documento “vai além da Polícia Federal” e que lamenta o que considera extrapolar os limites da acusação.

Em defesa própria, disse que não precisa provar a inocência, pois a responsabilidade de comprovar a culpa cabe ao acusador: “Eu não tenho que provar que sou inocente, eles que têm que provar que sou culpado”. O ex‑presidente classificou a ideia de golpe de Estado como “absurda”, reforçando que qualquer discussão seguiu caminhos constitucionais.

A resposta de Bolsonaro indica recalibragem tática: deixar a retórica beligerante de lado e assumir oficialmente o processo judicial. A ação da PGR pede condenação por cinco crimes, incluindo organização criminosa armada e tentativa de golpe.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.