Alcolumbre: “não dá para aguentar calado” as agressões de Eduardo Bolsonaro contra o Brasil
Presidente do Senado critica atuação de Eduardo nos EUA, que articula sanções contra o país; fala ecoa reação institucional ao “tarifaço” de Trump

O senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Federal, reagiu com veemência nesta quarta-feira (17 de setembro de 2025) às declarações e ações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos Estados Unidos desde fevereiro, criticando-o por fomentar pressões externas contra o Brasil. (“Ver um deputado federal… instigando um país contra o meu país”, afirmou Alcolumbre).
Para Alcolumbre, “não dá para aguentar essas agressões calado”. O senador acusa Eduardo de articular com o governo Donald Trump medidas como tarifas elevadas sobre exportações brasileiras e outras sanções, motivadas pelas condenações do STF no inquérito sobre a trama golpista de 8 de janeiro de 2023.
O STF condenou Jair Bolsonaro e mais sete réus pelo golpe; ao todo, 31 pessoas foram responsabilizadas no inquérito. Algumas das sanções aplicadas pelo governo Trump incluem sobretaxas de 50% sobre exportações brasileiras e suspensão de vistos de ministros do STF para os EUA. Brasil 247 Em resposta, o governo federal lançou o Plano Brasil Soberano, com investimento de R$ 30 bilhões para compensar os setores afetados.
Fontes:
Brasil247 — “Alcolumbre: não dá para ‘aguentar calado as agressões’ de Eduardo Bolsonaro contra o Brasil”
CNN Brasil — “Alcolumbre critica Eduardo nos EUA e diz que tarifas atrapalham o Brasil”