Deputado afirma que proposta reformulada do relator visa reduzir penas, mas isenta ex-presidente de qualquer benefício concreto

O deputado Aécio Neves (PSDB-MG) criticou o conteúdo do chamado “PL da Dosimetria” — versão revisada do projeto de anistia que estava em pauta na Câmara — afirmando que ele não vai beneficiar Jair Bolsonaro, e será útil apenas para a “massa de manobra” política, sem resgatar os condenados mais influentes ou o ex-presidente. Segundo ele, a proposta reformulada relega Bolsonaro a uma posição de exclusão explícita.

O PL da Dosimetria seria uma adaptação do PL da Anistia: agora, em vez de perdão irrestrito, o foco será redução de penas, com regras mais restritas, segundo líderes que negociam o texto. Aécio afirma que esse ajuste não é suficiente para contemplar todos os condenados, especialmente aqueles do topo da escala de responsabilidade.

Ele também disse que a mudança (do “PL da Anistia” para “PL da Dosimetria”) confirma que não há possibilidade real de anistia ampla, geral e irrestrita: para Aécio, qualquer benefício a Bolsonaro ficaria fora desse escopo.


Fontes:
Revista Fórum — “Aécio Neves: PL da Dosimetria exclui Bolsonaro e só beneficiará massa de manobra” Revista Fórum
Cláudio Dantas — “Aécio diz que ‘PL da Dosimetria’ não beneficiará Bolsonaro” Claudio Dantas – Notícias
Metrópoles — “PL da Anistia vira da Dosimetria: a velha guarda pacificadora é mágica” Metrópoles

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.