Chanceler revela que os dois países trabalharão em cronograma de encontros e diz que presidentes Lula e Trump devem se reunir em breve

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que Brasil e Estados Unidos já preparam uma agenda de reuniões comerciais para tratar da suspensão ou revisão das tarifas impostas em 2025. Vieira disse que o encontro com o secretário de Estado americano Marco Rubio foi um “princípio auspicioso” para retomar o diálogo bilateral.

Em declaração pública, o chanceler explicou que “já estamos trabalhando na montagem de uma agenda de reuniões e manterei contatos diretos com Rubio” para monitorar o avanço e estabelecer prazos para novos encontros. Ele afirmou também que os presidentes Lula e Trump devem se reunir em data próxima, embora ainda não definida.

Segundo Vieira, o encontro com Rubio teve duas partes: uma conversa privada de cerca de 20 minutos, seguida por um momento técnico com diplomatas brasileiros, o representante comercial dos EUA (USTR) Jamieson Greer, e o subsecretário de Defesa Michael Jensen. Ele destacou que as discussões políticas devem ficar restritas aos chanceleres, evitando contaminar as negociações econômicas.

A retomada dessas negociações é vista como resposta à escalada tarifária promovida pelos EUA contra o Brasil em 2025, com alíquotas de até 50% aplicadas sobre produtos brasileiros. A iniciativa do governo Lula busca recuperar terreno diplomático e reequilibrar a balança comercial.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.