Presidente norte-americano advoga que substituição do dólar seria “ataque ao sistema” e critica quem ainda defende a ideia

Donald Trump escalou a tensão diplomática ao antecipar parte da pauta que deverá ser discutida entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira: ele defendeu publicamente que o Brasil deve abandonar qualquer proposta de substituir o dólar por uma nova moeda no âmbito dos BRICS.

Durante encontro com o presidente argentino Javier Milei, Trump afirmou que houve pressão dos EUA para que países desistissem dessa estratégia monetária, classificando a iniciativa como “um ataque ao dólar”. Ele disse que Estados Unidos reagiram impondo tarifas sobre produtos importados de nações que tentavam esse movimento.

A declaração é interpretada como recado direto ao governo brasileiro, que ainda mantém certo interesse no debate de criação de moeda alternativa para o bloco emergente — embora países como China já tenham deixado essa proposta em segundo plano para evitar confronto com Washington.

No plano diplomático, a reunião entre Rubio e Vieira será decisiva para entender se o Brasil aceitará suspender ou ao menos postergar essa proposição. Fontes indicam que o governo Lula tem sido aconselhado a desaquecer o tema para priorizar ajustes e cooperação comercial com os EUA.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.