Sessão encerrada e julgamento será retomado dia 21 com votos dos ministros

Brasília — A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta terça-feira (14) a fase das sustentações orais no julgamento do Núcleo 4 da trama golpista e decidiu suspender os trabalhos. A retomada está marcada para o dia 21 de outubro.

Na sessão, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, reforçou o pedido de condenação dos sete réus pelos crimes que incluem organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado. As defesas, por sua vez, reclamaram da falta de provas individuais e argumentaram pela absolvição.

Estão no Núcleo 4 nomes como militares da reserva — Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques Almeida e Reginaldo Vieira de Abreu — além do policial federal Marcelo Araújo Bormevet e do líder do Instituto Voto Legal, Carlos Cesar Moretzsohn Rocha.

A sessão foi presidida pelo ministro Flávio Dino, que comandou os debates até o encerramento da fase oral. Quando o julgamento for retomado, cada ministro deverá votar — inclusive o relator Alexandre de Moraes e os demais integrantes da turma: Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Apesar da suspensão, já se sabe que a Procuradoria busca fundamentar a condenação a partir da tese de que o grupo atuou como milícia digital, orquestrando desinformação e minando a credibilidade das urnas eletrônicas para favorecer ruptura institucional.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.