Lula chama Bolsonaro de “tranqueira” e afirma que país está “arrumado”
Durante cerimônia em São Paulo, Lula disparou contra a gestão anterior, disse que país passou por “semidestruição” e que agora está em recuperação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira, 10, ao afirmar que o Brasil foi governado por uma “tranqueira” e que, hoje, “o país está arrumado”. As declarações foram feitas durante cerimônia de anúncio de um novo modelo de crédito imobiliário em São Paulo.
Lula começou seu discurso relembrando o estado de colapso que encontrou: “Vocês têm noção do que aconteceu nesse país nos últimos seis anos? … Da falta de crédito, da falta de programa, da falta de objetividade. Nós tivemos que passar dois anos tentando reconstruir.”
Ele ressaltou que sua equipe utilizou a PEC da Transição para viabilizar recursos antes mesmo de assumir, porque, segundo ele, “a tranqueira que governava não cuidou disso”. “E esse país está arrumado”, completou.
O evento reuniu ministros e representantes do setor financeiro, e Lula enfatizou que sua gestão trata as contas públicas e a economia com responsabilidade — em contraste com o que chama de “gestão desesperada” no governo anterior.
Com tom contundente, o presidente aproveitou para projetar confiança e afirmar que agora o país tem bases menos frágeis para avançar com programas sociais, habitação e crédito acessível — áreas que, segundo ele, foram abandonadas por Bolsonaro.