Deputado do PL acusa presidente de difamação após ser indiretamente citado em entrevista sobre megaoperação contra o PCC; ação judicial será movida também contra outros envolvidos

Brasília, 29 de agosto de 2025 — O deputado federal Nikolas Ferreira (PL–MG) anunciou, nesta sexta-feira, que acionará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Justiça por difamação. A acusação vem após Lula, durante entrevista à Rádio Itatiaia, insinuar que “um deputado” fez campanha contra mudanças federais no Pix para “defender o crime organizado”. Nikolas afirmou se tratar de uma “mentira torpe, criminosa e irresponsável.”

A fala de Lula foi um claro recado político no contexto da megaoperação nacional contra o PCC — que mostrou o uso de fintechs e postos de combustíveis para lavagem de dinheiro — e coincidiu com críticas públicas ao vídeo viral de Nikolas que associava a mudança nas regras do Pix a uma suposta taxação futura.

Nikolas revelou que também pretende processar outras pessoas que, segundo ele, o associaram indevidamente ao crime organizado. O deputado iniciou a coleta de provas — mensagens, publicações e falas públicas — para consolidar o processo.

Contexto e desdobramentos

  • Fato político: a reação de Lula visou responsabilizar os propagadores de desinformação que teriam bloqueado instrumentos de fiscalização financeira e aberto caminho para o crime organizado.
  • Operação Carbono Oculto: deflagrada simultaneamente, essa ação disruptiva expôs a sofisticada entrada do PCC na economia formal, envolvendo mais de R$ 52 bilhões entre 2020 e 2024.
  • Nikolas, por sua vez, usa o direito legal de defesa e questiona a legitimidade das acusações, enquanto o PT intensifica os ataques à retórica bolsonarista que questionou medidas fiscais sérias.
Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.