Editorial do jornal quatrocentão paulista eleva crítica ao presidente ao patamar de campanha antecipada, sinalizando apoio político ao governador bolsonarista.

Neste sábado (16 de agosto de 2025), o tradicional Jornal Estado de S. Paulo deu um passo explícito na disputa política ao publicar um editorial entitulado “Tarcísio está certo”, declarando apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e assumindo uma ofensiva contra o presidente Lula. O texto acusa Lula de ser insuportável para o Brasil — frase usada como diagnóstico histórico — e eleva a crítica à chefia do Executivo ao status de plataforma política antecipada.

O editorial transforma ressentimentos tradicionais das elites paulistas em projeto de poder: aponta o ex‑ministro bolsonarista como alternativa viável e suficiente para derrotar o lulismo. Mas o que parece desejo é uma tentativa de moldar uma narrativa editorial de Estado que ignora os dados concretos. Afinal, todas as pesquisas já apontam Lula liderando com folga para 2026 — dados que o Estadão tenta eclipsar com sua linha ideológica.

O jornal, braço midiático de uma elite economicista, sempre defendeu austeridade fiscal e criminalizou políticas sociais. Agora, consolida seu papel como palanque aberto ao projeto bolsonarista disfarçado de tecnocracia — uma proclamação de classe, que denuncia o verdadeiro caráter do sistema político brasileiro.

Compartilhe:

1 comentário em “Estadão oficializa apoio a Tarcísio e desencadeia ofensiva contra Lula

  1. O Estadão sempre teve a linha editorial a lá O Direitão. Mas, até alguns anos atrás ainda possuía uma máscara, ou uma tentativa de se mostrar um “isentão”. Desde 2023, essa máscara caiu. Já não dá pra diferenciar uma imprensa MARROM, como Revista Oeste, Gazeta do Povo e outras, do Estadão, já que estão na mesma linha editorial golpista, antidemocrática e de total subserviência aos EUA!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.