New York Times chama Lula de “possivelmente o estadista latino-americano mais importante do século”
O jornal norte-americano elogia a firmeza do presidente brasileiro ao enfrentar Trump e destaca defesa intransigente da soberania nacional.

Em reportagem publicada em 31 de julho, o The New York Times retrata o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “o estadista latino‑americano mais importante do século”. Segundo o jornal, não há no mundo atual outro líder que esteja desafiando o ex‑presidente Donald Trump com tamanha determinação e sem submissão às pressões imperialistas.
Lula reafirmou em entrevista ao veículo que o Brasil trata o tema das tarifas de até 50% impostas pelos EUA “com a máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência”. Ele declarou ainda: “Quero ser tratado com respeito.” .
O jornal também destaca que tais tributos possuem motivação política e cobram retaliação ao avanço das investigações judiciais contra Jair Bolsonaro — postura que Lula tem denunciado como “chantagem externa”. Durante a entrevista, o presidente afirmou: “Talvez ele [Trump] não saiba que, aqui no Brasil, o Judiciário é independente.”