Após fabricosphere, símbolo do poder político desmascarado e condenado por tentativa de ludibriar a democracia

George Santos, ex-deputado republicano de Nova York e filho de brasileiros, se entregou voluntariamente à Justiça dos Estados Unidos nesta sexta-feira, dia 25 de julho de 2025, para iniciar uma pena federal de 87 meses (7 anos e 3 meses) por fraude eletrônica e roubo de identidade.

Ele foi condenado em abril após admitir ter usado uma biografia fictícia, roubar a identidade de terceiros e desviar doações de campanha para financiar um estilo de vida luxuoso. Santos também pagará cerca de US$ 373 mil em restituição aos prejudicados pelos crimes.

O ex-congressista foi levado à Federal Correctional Institution em Fairton, Nova Jersey, onde cumprirá sua pena em regime de segurança mínima. Ele descreveu o local como uma “promoção” em relação à prisão inicial que aguardava.

Nos últimos dias, Santos fez um adeus dramático nas redes sociais, brincando com o caos que causou: “Was it messy? Always. Glamorous? Occasionally.” Mesmo com tom teatral, reconheceu haver errado: “Sorry. I should have done better… not for me, but for everyone else.”.

A trajetória meteórica de Santos terminou em escândalo: eleito em 2022 com promessas forjadas, expulso da Câmara em dezembro de 2023, condenado em agosto de 2024 e agora preso em julho de 2025. Ele também finalizou seu discurso público com críticas à seletividade da Justiça, pedindo perdão e cobrando clemência de Donald Trump, embora a Casa Branca tenha evitado comentar sobre qualquer indulto.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.