Líder do PT pede cautelar para barrar manobra que visa driblar bloqueio judicial e manter deputado foragido

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), protocolou nesta terça-feira (22 de julho de 2025) um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para bloquear a nomeação do deputado foragido Eduardo Bolsonaro (PL‑SP) em qualquer cargo comissionado nos governos estaduais ou municipais. A medida exige também o afastamento cautelar do mandato parlamentar, alegando que Eduardo estaria instrumentalizando o cargo para articular pressões externas — incluindo sanções econômicas — contra o Brasil.

O objetivo da iniciativa é frear uma possível “manobra fraudulenta” que permitiria a Eduardo permanecer afastado no exterior — ele está foragido nos EUA — recebendo salário e mantendo prerrogativas, mesmo com bloqueio judicial de seus bens e fim da licença parlamentar. A petição de Lindbergh alerta que governadores aliados, como Cláudio Castro (RJ) e Jorginho Mello (SC), estariam cogitando nomeá‑lo para secretarias estaduais, configurando um vínculo funcional fictício para blindagem política e financeira.

O pedido invoca precedentes do STF – como a suspensão da nomeação de Lula para a Casa Civil em 2016 – para embasar a cautelar, apontando que a estratégia do bolsonarismo fere diretamente a soberania nacional e investigações em curso, incluindo o inquérito 4995.

No entendimento de Lindbergh, permitir a nomeação representaria usar o Estado para sustentar financeiramente um parlamentar que atua contra o interesse público do Brasil, de dentro do exterior. O líder petista pede que o STF oficie AGU, PGR e MPF para coibir indicações desse tipo e responsabilizar governadores que acolherem a manobra.

A petição também versa sobre a necessidade de afastamento imediato de Eduardo, questão que ganhou força após o fim da licença de 120 dias na última segunda (21), enquanto seu suplente já opera na Câmara

Compartilhe:

1 comentário em “STF é acionado para impedir Eduardo Bolsonaro de assumir cargos estaduais

  1. O Bananinha é altamente prejudicial aos interesses do Brasil! Precisa ser cassado urgentemente. e se tornar inelegivel!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.