Psol protocola impeachment de Tarcísio por tramar fuga de Bolsonaro
Governador de SP é acusado de violar soberania nacional e favorecer saída do ex-presidente para os EUA

Nesta segunda-feira (21/07/2025), o Psol protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um pedido de impeachment contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A legenda aponta que ele teria tramado a fuga de Jair Bolsonaro para os EUA, agindo em conluio com interesses estrangeiros e avalizando sanções externas contra o Brasil.
A denúncia soma crimes de responsabilidade: atentado à soberania nacional, interferência no STF por meio de regimes internacionais, favorecimento a investigado e descumprimento de decisões judiciais. O Psol alega que Tarcísio extrapolou seu poder ao apoiar publicamente Trump e tentar interceder para liberar o passaporte de Bolsonaro, com intuito de facilitar a fuga.
Assinado por parlamentares como Carlos Giannazi, Mônica Seixas e Guilherme Cortez, o pedido exige a criação de tribunal misto por ser evidente a tentativa de “fragilizar a democracia” ao serviço de um “projeto autoritário estrangeiro”.
A denúncia pede cassação imediata e inabilitação de Tarcísio por até cinco anos, com base na Lei 1.079/50 e na Constituição, que define crimes de responsabilidade como ilícitos políticos graves.