Eduardo Bolsonaro acusa Moraes de “criminalizar Trump”
Deputado em “exílio” nos EUA critica medidas do STF e ataca juiz, mas ignora coação exercida contra a democracia

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, em nota divulgada nesta sexta-feira (18/07/2025), acusou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, de tentar “criminalizar Trump e o próprio governo americano”. A declaração, emitida diretamente dos Estados Unidos, surge no mesmo dia em que a PF cumpria mandado na casa de Jair Bolsonaro e impunha tornozeleira eletrônica ao ex-presidente por suspeita de golpe e coação no processo judicial.
Segundo Eduardo, Moraes age como um “gangster de toga” e teria ignorado a “carta de Trump impondo tarifas ao Brasil”. Ele afirma ainda: “Moraes está tentando criminalizar Trump […] Como é impotente diante deles, fez do meu pai um refém”.
A crítica de Eduardo Bolsonaro busca transformar uma operação judicial, autorizada pelo Supremo, em um conflito diplomático. A denúncia da PF aponta que Jair e Eduardo teriam articulado sanções contra autoridades brasileiras junto a políticos norte-americanos — ato que, do ponto de vista jurídico, configura coação institucional.