Aliados de Lula cobram urgência na punição contra “traidores do Brasil” por conluio com sanções externas

Parlamentares da base aliada do presidente Lula mobilizam-se com vigor pela cassação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, alegando que suas ações em favor de sanções comerciais conduzidas pelos EUA ferem gravemente a soberania nacional e atentam contra a democracia.

A articulação inclui coleta de assinaturas para apresentação de requerimento à Mesa Diretora da Câmara, pedindo não apenas a suspensão imediata do mandato, mas também a tramitação prioritária de representação no Conselho de Ética. O líder do PT na Casa declarou: “acabamos de assinar … urgência na punição dos traidores do Brasil”.

O protesto baseia-se sobretudo na acusação de que Eduardo Bolsonaro teria conspirado com autoridades norte-americanas em prol de sanções — incluindo tarifas de 50% — caso seu pai não receba anistia judicial. Para o PSOL, trata-se de ato de traição à pátria, afirmando que “conspira contra o nosso país”.

A pressão pela cassação ocorre em meio a comparações com casos anteriores de suspensão de mandatos decorrentes de quebra de decoro, o que reforça o apelo por rapidez na decisão. Com isso, cresce a expectativa de que o Congresso reforce o freio institucional contra tentativas de interferência externa e chantagem econômica.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.