Janones denuncia agressão física e importunação sexual por deputados do PL
Deputado André Janones registra ocorrência após sofrer agressão física e importunação sexual por deputados do PL no plenário da Câmara

Na tarde de 9 de julho, o deputado federal André Janones (Avante‑MG) foi alvo de uma violenta investida no plenário da Câmara, denuncia que registrou boletim de ocorrência por lesão corporal, injúria e importunação sexual na 1ª Delegacia do Distrito Federal.
Segundo o relato, Janones filmava o discurso do deputado Nikolas Ferreira (PL‑MG) quando foi cercado por cerca de 20 parlamentares do PL. Entre eles foram identificados Cabo Gilberto Silva (PL‑PB), Sargento Gonçalves (PL‑RN) e Giovani Cherini (PL‑RS).
As agressões incluíram um chute por trás do joelho desferido por Sargento Gonçalves — conhecido como “paulistinha” — além de socos no abdômen e nas costas, chutes nas pernas e intensos empurrões.
O parlamentar também relatou importunação sexual: foi apalpado nas nádegas, pênis e partes íntimas, e alvo de insultos com cunho homofóbico, como “bandido, ladrão, vagabundo, chupador de rola”.
Após o episódio, Janones passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal e acionou a Polícia Civil, que abriu investigação. Ele informou que solicitará à Polícia Legislativa as imagens do plenário para identificar todos os envolvidos e pretende denunciar os responsáveis à Corregedoria da Câmara e ao Conselho de Ética.
Em contrapartida, o PL protocolou representação junto à Mesa Diretora da Câmara, acusando Janones de quebra de decoro parlamentar, com pedido de suspensão de mandato por seis meses.