Polícia Federal deflagra quarta etapa da operação, que afasta prefeitos e mira elos com deputados influentes para desvendar desvio de R$ 1,4 bilhão por meio de emendas e licitações na Bahia.

1. Quarta fase deflagrada e prefeitos afastados

A Polícia Federal desencadeou, na manhã de sexta-feira (27/06/2025), a quarta etapa da Operação Overclean. Em cumprimento a ordens do STF, três prefeitos baianos foram afastados cautelarmente por suspeita de participação num desvio milionário de recursos através de emendas parlamentares e fraudes em licitações. Também houve buscas em cinco municípios da Bahia.


2. Valor bilionário e apoio político

A operação visa desmantelar um esquema que teria movimentado cerca de R$ 1,4 bilhão. As investigações apontam contratos superfaturados, licitações direcionadas e uso de empresas de fachada para ocultar obras fictícias. O grupo contava com apoio de agentes políticos e estruturas públicas locais, inclusive via deputados que atuavam como articuladores.


3. Cofres informais encontrados

Durante as buscas, agentes encontraram grandes quantias em dinheiro em espécie ocultas em “cofres informais” no interior de gavetas e armários, reforçando indícios de lavagem de dinheiro e supressão de provas no interior da investigação.


4. Participação parlamentar sob investigação

A PF identificou ligações entre os prefeitos investigados e políticos de destaque. Embora alguns deputados não tenham sido alvos nesta fase, como Félix Mendonça Jr. e Elmar Nascimento, ambos são citados por participação estrutural no esquema, segundo registros investigativos.


5. Cooperação jurídica internacional

A Overclean conta com apoio da agência americana HSI, que auxiliou na coleta de informações sobre transporte internacional de dinheiro em espécie, possivelmente via aeronaves vinculadas aos investigados, ampliando a dimensão e complexidade das provas.


6. Repercussão jurídica e política

O afastamento decidido pelo STF sinaliza o risco institucional do esquema. As ações envolvem suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro, formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato. O andamento da operação pode resultar em denúncias formais, bloqueios de bens e mudanças no cenário eleitoral local.


O que acompanhar

  1. Novas fases: se a investigação avançará para deputados federais ou estaduais.
  2. Medidas judiciais: possíveis prisões ou ações contra políticos envolvidos.
  3. Impacto eleitoral: mudanças de comando em prefeituras e reações da população.

VEJA MAIS
Eduardo Bolsonaro irritado com Tarcísio por falta de ação sobre sanções a Moraes
PF agenda depoimentos simultâneos de advogados ligados a Bolsonaro por suspeita de obstrução

Compartilhe:

1 comentário em “Operação Overclean: esquema bilionário com apoio político é investigado em nova fase

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.