A 1ª Turma do STF alcançou o placar de 3 × 1 pela condenação dos sete réus do núcleo 4 — por difusão de desinformação, organização criminosa e tentativa de golpe

Nesta terça-feira, 21 de outubro de 2025, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar os sete acusados que integram o chamado “núcleo das fake news” da trama golpista.

O grupo responde por graves acusações apresentadas pela Procuradoria‑Geral da República (PGR): tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Com os votos do relator Alexandre de Moraes, da ministra Cármen Lúcia e do ministro Cristiano Zanin, o placar atingiu 3 votos pela condenação, enquanto o ministro Luiz Fux votou pela absolvição dos réus.

Na leitura de voto decisivo, Cármen Lúcia afirmou que “o núcleo de desinformação promoveu um conjunto de práticas delituosas que levou à intimidação sutil e eficiente … com as mensagens falsas, direcionadas, assolou-se a irritabilidade política”.

O julgamento segue agora para definição das penas dos réus e formalização do acórdão. Mesmo com a maioria já formada, a palavra final será dada ao presidente da Turma, ministro Flávio Dino, cuja votação ainda não foi registrada.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.